Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

O que é a Marcha para Jesus do Rio de Janeiro?



Hoje, 25 de Maio de 2013 realiza-se no Rio de Janeiro mais uma edição anual da Marcha para Jesus, evento gospel organizado pelo Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (COMERJ). Nesta marcha, milhares de evangélicos saem as ruas em passeata de um ponto a outro da cidade, para então receber mensagens de líderes religosos e assistir a performances de cantores gospel.

“Uma passeata, e nada mais”, muitos podem dizer, baseando-se na descrição acima. Embora verdadeira, esta descrição é incompleta. Fazer uma passeata e ouvir algum cantor cantar não é pecado. O problema é que precisamos ir mais fundo e entender o que se faz na marcha, o que a motiva, como ela é e o que se prega, bem como a intenção de muitos ao participar.

Hoje mais cedo postei no Facebook uma frase chamando a marcha de “marcha da apostasia” e dizendo que a mesma nunca foi para Jesus. Pretendo, neste artigo, explicar em mais detalhes o que eu quis dizer, bem como fornecer argumentos para sustentar meu ponto de vista.

A Marcha para Jesus nunca foi para Jesus pois ela é um evento mundano, hipócrita, manipulador das massas e que promove as celebridades gospel ao invés de Cristo. O que se prega lá é o mesmo que se prega nas igrejas que dela participam. Heresias e mais heresias. E o povo que se diz crente aplaude e se alimenta deste lixo teológico, a saber, Confissão Positiva e Teologia da Prosperidade. Muitos tem coração sincero, e realmente esperam algo do evento. Entretanto, por influência das más lideranças da atualidade, a motivação de muitos, bem como suas atitudes no evento, são totalmente contrárias ao Evangelho de Cristo.
Na Marcha para Jesus você encontra idolatria generalizada. A venda de utensílios com nomes de pastores e cantores é impactante. Quando você está naquele meio, você vê o quão pobres são aquelas almas que estão ali, em grande parte, para ver e ouvir seu cantor/pregador favorito. Show mundano. Quando o “cantor do momento” vai se apresentar, a multidão delira inconsequentemente. Qualquer pessoa em sua perfeita sanidade notaria que há não muito tempo atrás a Igreja Evangélica condenaria seus membros que participassem de um show da Ivete, por exemplo, devido à idolatria e estimulo à carnalidade destes eventos. Não condeno concertos musicais decentes. Mas shows mundanos são o que são, mundanos. E hoje? Bom, a Igreja tem os seus próprios. A Marcha para Jesus é só mais um deles.

Incentivada e ensinada por seus líderes, a maioria dos crentes de hoje aprendem a terrível doutrina da Confissão Positiva. É aquela mania moderna do povo evangélico de profetizar isso, determinar aquilo, declarar aquilo outro. Assim, vemos um povo que ainda crê realmente que este evento tenha algum significado espiritual. Dizem todo ano declarar que “o Rio é de Jesus”, que vão estabelecer um trono para ele (isso foi dito na marcha do ano passado) e não percebem que a situação não muda. Nunca. Até parece que esta foi a ordem de Cristo, a saber, que a Igreja saísse por aí em procissões místicas e fantasiosas, repetindo frases de efeito e chamando isso de profecia. Tolice. Enganação. Coisas mais bizarras ainda se vêem. Os mais estranhos tipos de “atos proféticos”, até mesmo colocar pedidos de oração nos sapatos e “marchar” sobre eles para conquistar a vitória. E alguns líderes isto justificam usando o argumento de que a Igreja Católica faz procissão pois entende o significado espiritual de marcar território, indicando que devemos fazer o mesmo. Viramos animais, segundo estes líderes, pois só animais marcam território.

A você que participa deste evento apenas buscando alguma vitória em sua vida. Talvez alguma doença, situação difícil, entenda: misticismo e Cristianismo não se misturam. Este evento é uma mentira e uma afronta  a Cristo. Você não conquista por marchar tantos quilômetros, declarar algo tantas vezes ou profetizar um chavão. Entenda que Deus é soberano sobre tudo e todos. Clame a ele somente em oração e se for da Sua vontade, ele atenderá seu pedido. É de dar lágrimas nos olhos ver o povo evangélico envolvido em superstições e mentiras. E me enche de ira ver os líderes pregando e ensinando esta mentira. Por isso, se você foi a este evento, arrependa-se hoje, busque conhecer o evangelho de fato e de verdade e fuja deste movimento gospel que visa apenas satisfazer a carne e fornecer entretenimento, mas que não atinge o coração, e não cura o pecado.

Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.”

Amós 5:21-23

2 comentários:

  1. SE OLHAR POR ESTE ANGULO, ATE AS DENOMINAÇÕES SÃO HERESIAS??? - ESTA CRISTO DIVIDIDO??? o problema não é a marcha - é o pecado - é o fermento dos fariseus, é a falta da verdade a falta de amor, a falta de entrega de si mesmo pra servir a Cristo, a falta de abandonar o mundo - creio que a marcha não piora as coisas - sem elas os fariseus religioosos cheios de pompa pensando que estão certos continuam a existir - precisamos de mais estudo da Palavra Rhema, clamor, jejum e oração, arrependimento e mudança de atitudes para viver Cristo

    ResponderExcluir
  2. Olá artclemes,

    Sim, de fato, muitas denominações hoje já podem ser consideradas seitas heréticas devido a seu desvio grave do Evangelho de Cristo. Como eu disse, o problema não é uma passeata pacífica, e sim todo o conjuntos de motivações, pensamentos e atitudes que permeam este evento. Isto torna o mesmo pecaminoso.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir