Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Ira do Cordeiro


‎E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da IRA DO CORDEIRO; porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6:15-17 - ACF

Deus é amor, Deus é amor. Frase comum hoje em dia, partilhada por muitos, compreendida por poucos. De fato, uma afirmação bíblica. João, em sua epístola afirmou esta verdade, usando as mesmas palavras (1 João 4:16).

Tendo isto em vista, muitas pessoas hoje tem dificuldades em entender uma grande verdade sobre o caráter de Deus: que o Deus que ama também odeia, e sua ira está contra todo pecado e iniquidade. Uns chegam ao absurdo de negar a existência de um inferno. Deus é amor, dizem, e como tal, não condenaria ninguém ao inferno. Será isso verdade, ou apenas a repetição ignorante de um clichê pós-moderno? Será esse “Deus de amor” moderno o Deus da Bíblia? E a resposta é um contundente NÃO! Se você quer entender quem é o Deus da Bíblia precisa considerar seus atributos por completo, em igualdade, jamais ignorando um em detrimento de outros. Para iniciar nossa análise, deixe-me instiga-lo com uma questão? Pode Deus perdoar seus pecados? Claro que sim, alguém responderia! Deus é amor, e como tal ele pode perdoar meus pecados. Para a surpresa de muitos, a Bíblia NÃO ensina esta doutrina. Pois perdoar um pecado implica em deixar o transgressor livre da merecida condenação. E Deus não faz isso. Por que? Pois Ele é JUSTO! Você ficaria satisfeito se um juiz, por ser benéfico e compassivo, deixasse um assassino de crianças livre? Ah, mas o juiz é amor, você seria forcado a dizer se fosse levar seu argumento a respeito de Deus a sério. Deus é amor, sim, mas também é justo, e como tal Sua Ira contra os pecados da humanidade DEVE ser satisfeita, e ela seria satisfeita se Ele lançasse a nós todos no fogo do INFERNO!

Agora que consideramos tudo isso, eu mesmo usarei o atributo amoroso de Deus em minha exposição. Deus é amor. Agora estamos chegando perto de usar esta verdade sabiamente. Prossigamos. Deus é justo e não pode deixar um miserável pecador como eu e como você sem punição. Foi isso que Moises disse ao ver a majestade de Deus: “E passou diante de Moisés, proclamando: "Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações” (Êxodo 34:6-7 - NVI). Estranho, não? Paradoxal. Deus NÃO deixa de punir o pecado, mas mesmo tempo deixa de puni-lo, pois é o que perdoar significa. Segundo o dicionário de Oxford – para a palavra forgive, perdão em inglês – perdoar é “desistir de ressentimento ou reivindicação de recompensa para (um delito)”. E isso já vimos que Deus, justo, não faz. Qual a resposta então? Como resolver o paradoxo de Êxodo 34:6-7? E a resposta é a Cruz. Na Cruz, a Justiça e Amor de Deus se encontraram!

Este é o entendimento que nos cristãos temos da Cruz. E é inaceitável que alguém se diga Cristão se não crer desta forma. O que Jesus fez na Cruz não foi sofrer chicotes e açoites apenas. Tampouco o escárnio ou os pregos. O que Jesus temeu, e o fez soar sangue, foi a IRA de DEUS. Era o que havia no cálice o qual Ele pediu ao Pai que afastasse de si. O que havia nesse cálice era a punição, a Ira, o ODIO santo de um Deus justo pelo pecado do povo. E Jesus bebeu este cálice, todo. Nenhuma gota restou. Voltemos a pergunta inicial: Deus perdoa pecados? Agora sim, e por que? Por que o débito foi pago, a ira satisfeita. O pecado, este foi punido. Louvado seja Deus por Jesus Cristo!

Mas, no início desta reflexão, lemos o Apostolo Joao falar sobre a IRA do Cordeiro. Talvez você pense: Cristo já pagou pela Ira, então eu não tenho o que temer. Cuidado! Cristo pagou pela Ira dos Seu povo! Você faz parte do povo de Deus? Você se ARREPENDEU dos seus pecados, voltou-se para Deus e busca santificar-se? Sua mente e coração doem pelo seu pecado? Você creu e recebeu Jesus como a fonte de toda sua vida e esperança? As palavras-chave são fé e arrependimento. Se você não o fez, devo te alertar com temor e tremor, faça-o logo! Não ouse esperar a morte e passar para eternidade sem receber os benefícios do sacrifício de Cristo. Não tema o diabo. Tenha medo de Deus! Ai dos que passam para o além sem serem perdoados. Enfrentarão a Ira de Deus! Arrependa-se, e volte para Cristo, enquanto Ele ainda é um Cordeiro misericordioso. Não espere ele se tornar o Cordeiro Irado!