Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de Outubro: Dia da Reforma!


Hoje é um dia muito especial para nós, crentes reformados, embora, infelizmente, poucos tenham essa ciência. No dia 31 de Outubro de 1517, precisamente a 494 anos, um ato histórico dividiu todo o mundo ocidental, trazendo luz para um mundo de trevas. Foi a publicação das 95 teses de Lutero contra as indulgências, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg:

Post tenebras lux

Esta frase provém da tradução da Vulgata Latina de Jó 17:12, e tornou-se o lema de toda Reforma Protestante: depois de uma era de trevas, veio uma era de luz.

O legado da Reforma, meus amados, para nós, é profundamente espiritual, pois nos possibilitou voltar ao Evangelho bíblico, em meio àquela perversão espiritual que a Igreja Católica pregava (pregava?). Seu legado é, além de espiritual, social e civil. Seu idealizador, Martinho Lutero, ansiava em distribuir e tornar acessível ao povo a santa Palavra de Deus, por isso, traduziu toda a Bíblia para um dos dialetos do alemão e passou a ensinar e lê-la nas casas, tanto de ricos, ou pobres. Até mesmo classes de alfabetização foram criadas.

Não podemos deixar de destacar a importância da Reforma na liberdade religiosa, pois este movimento quebrou com o domínio absoluto dos papas sobre a Europa, trazendo de volta um direito a muito perdido (pois fora roubado pela cristandade perseguidora e apóstata, a Roma dos papas).

Por fim, e não menos importante, quero expor alguns dos legados poderosíssimos que a Reforma nos deixou no âmbito espiritual. Sempre que estudo sobre eles, meu coração arde, pois são princípios genuinamente bíblicos, e, neste movimento, vejo um agir de Deus poderoso de misericórdia pelo povo perdido medieval. 

Semana passada, eu assisti o filme 'Lutero', ao qual nunca havia visto. Embora o mesmo tenha "pegado leve" com o catolicismo, suas cenas já emocionavam: uma mãe pobre de uma filha paralítica (a qual escondia por vergonha da sociedade) é profundamente oprimida e enganada pelo padre dominicano João Tetzel, um vendedor de indulgências famoso na Alemanha da época, pois angariava fundos para a construção da atual e suntuosa Basílica de São Pedro. A barganha com as almas humanas era tamanha que cheguei a me indignar com a situação, mesmo sendo um filme. A pobre mãe colocara sua única moeda (de sustento dela e de sua filha) nas mãos de uma igreja corrupta, que dera, em troca, apenas um pedaço de papel afirmando o "perdão de pecados". Talvez você não entenda a minha indignação, meu amigo, mas, embora sendo um filme, tenho ciência que isso aconteceu mesmo, e que milhões se perderam nas densas trevas dessas falsas doutrinas, crendo que estavam indo para o céu pelo débil mérito financeiro e de indulgências da "santa" igreja.

Me dóis muito mais, saber que, em pleno século XXI, às vésperas do 500º aniversário da Reforma (2017), nós vemos uma igreja (protestante e evangélica só de nome) que faz a MESMA coisa! Uns chegam até a dizer que a "maldição da sua vida não será quebrada sem sacrifício"! Onde vamos parar com isso!? Se todos usássemos este dia para lembrar das palavras e da vida exemplar destes homens do passado, os pais da Reforma, certamente não passaríamos por isso! Eu te encorajo, amigo leitor, a estudar mais sobre os pais reformadores, a ler mais sobre grandes homens do passado, a voltar às veredas antigas! Entenda esta urgência!

Não me prolongando mais, gostaria de terminar este artigo com o meu clamor diário ao Senhor: que possamos ser como Lutero, Zuínglio, Calvino, Knox, Wycliffe, Huss, Wesley, Cramner, e tantos outros homens que deram a vida pelo puro, simples e eficaz EVANGELHO de Cristo! Lembremos sempre do eterno e atualíssimo lema: "Elesia reformata semper reformanda", isto é, "Igreja reformada, sempre se reformando", e Deus nos livre de que o temor de Jó se concretize: 

et rursum post tenebras properat lux. 
a luz está perto do fim, por causa das trevas. 
Jó 17:12

Deus abençoe!