Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Santos: Mediadores no Céu ou Adoradores na Terra?

Artigo Revisado


Introdução
A Igreja Católica Romana espalhou durante os séculos uma doutrina que ensina que pessoas demasiadamente virtuosas podem, após a morte, adquirir status de santos, podendo interceder por nós ou operar milagres por nós.

Este assunto, como todos os assuntos, devem ser debatidos a luz da Palavra de Deus, pois ela é a Verdade para nós, cristãos, e nenhuma outra.

Primeiramente devemos ter em mente três coisas: o que a Bíblia diz sobre os mortos, quem ela chama de intercessor, mediador e capaz de operar milagres - e o motivo disso - e quem ela chama de santo. Tendo isto em mente, meu amado, ficará fácil reconhecer a Verdade sobre este assunto.
O papel dos mortos no mundo
Há muita divergência entre as religiões no que diz respeito a este assunto. Umas, como o cardecismo, afirmam que os espíritos ficam vagando por aí ou mesmo reencarnam em outras pessoas. Outras afirmam que eles vão para o céu, se forem bons, para o inferno, se ruins, ou para o purgatório aguardar nova sentença, se não forem nenhuma nem outra.

Mas o que a Bíblia diz? Pegue a sua Bíblia e faça a ela esta pergunta. A resposta você pode conferir em Eclesiastes 9.4-6:

Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. (Almeida Revista e Atualizada)

Bem claro, não? A Palavra de Deus brada a Verdade em meio a toda confusão e vento de doutrina que se espalha pelo mundo. Amados, não há, na Bíblia, nenhuma base para acharmos que os mortos estão por aí vagando, reencarnando em coisa alguma, nem tampouco que eles podem fazer algo na Terra. A Bíblia é clara ao dizer que eles NÃO TEM PARTE NO QUE SE FAZ DEBAIXO DO SOL.
Plural ou Singular? Mediador ou mediadores?
Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos - o ser humano Cristo Jesus (1 Timóteo 2.5 - NTLH)

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Timóteo 2.5 - Almeida Atualizada)

E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas. (Hebreus 7.25 - NTLH)

Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hebreus 7.25 - Almeida Revista e Atualizada)

E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. (João 14.13-14 - NTLH)

A Bíblia é clara em relação a quem ela chama de Mediador: Jesus Cristo meu amado. Só Ele fez sacrifício excelente para nos reconciliar ao Pai e por isso a autoridade de mediação é dEle! E Ele só pode receber este posto pois pagou com o sangue por isso:

Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor. (Hebreus 9.15 - NTLH)

Claro, não é mesmo? Só Ele consegue fazer esta reconciliação entre nós e Deus, e ninguém mais, pois não há registro na Bíblia que alguém tenha feito sacrifício mais excelente que o dEle.

Além disso, Jesus nos deixou uma maravilhosa promessa: já que temos livre acesso ao Pai por meio dEle, Cristo nos disse que podemos pedir diretamente a Ele o que desejássemos! Releia o texto de João 14.13-14. Ele nos prometeu, e reiterou, que faria tudo que pedíssemos a Ele. Você não precisa se diminuir e pedir a ninguém inferior. Não é este o âmago do evangelho! Peça a Jesus, pois só ele tem a autoridade de te dar bençãos! Pedir a outros meus amados seria dividir a glória do Pai com outros! Isso é um pecado gravíssimo. Deus não aceita isso. Quer saber o motivo? Leia:

Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. (Isaías 42.8 - Almeida Revista e Atualizada)

Entendeu, meu amado? Pedir a outros o que podemos pedir a Cristo é negar a revelação da glória do Pai, dando-a a outros menores que Ele. E, como disse Isaías, o Senhor não compartilha com ninguém a sua glória, tampouco com imagens de escultura.
Os santos de Deus
Na Bíblia, a palavra santo é usada para designar os separados de Deus, o povo salvo, a Igreja, já que a palavra santo significa separado, consagrado. Sempre é usada indistintivamente, portanto, anulando-se a idéia de ser santo é ser especialmente virtuoso, como se houvesse duas classes de salvos: os santos e os não santos. Isso não tem base bíblica. Veja:

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12.14 - NVI)

O autor de Hebreus afirma categoricamente que ser santo é o que Deus deseja a todos nós, que quer dizer viver uma vida separada e de profunda dedicação à vontade de Deus. Se fosse como prega a Igreja Católica só as pessoas canonizadas pela igreja estariam no céu, haja visto que o versículo afirma que sem santidade ninguém verá o Senhor!

Além disso, outras provas de que santos são todos os salvos estão em 1 Coríntios 1.2, 1 Coríntios 6.1, 2 Coríntios 1.1, Efésios 1.1, Romanos 1.7, Romanos 8.27, Romanos 12.13, Romanos 15.25, etc.

Quero dar especial atenção aqui a uma revelação da Palavra de Deus, que deve receber a devida atenção:

Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
(Romanos 8.24-27 - Almeida Revista e Atualizada)

Paulo está afirmando que o ser humano tem a necessidade de ver e tocar alguma coisa para crer. Deus quer - e nos mostra isso em sua Palavra - que lutemos contra essa natureza que só nos leva por um caminho: o caminho da idolatria. Tomé, um dos discípulos de Jesus, deixou-se dominar por esta ansiedade e foi advertido por Jesus, já ressuscitado:

Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”. (João 20.29 - NVI)

O Dr. Myles Munroe, em seu livro Compreendendo seu Potencial, afirma sabiamente assim:

Nunca pergunte à criação quem ela é porque o seu propósito está presente somente na mente do criador. Essa é uma das razões pelas quais Deus não aceita adoração de ídolos (...) Como [você] ousa crer que o propósito de sua existência pode ser descoberto através de um relacionamento com uma estátua de madeira? (2008, p. 43)

O texto de Romanos ainda afirma algo impactante: "porque segundo a vontade de Deus é que ele [Jesus] intercede pelos santos". Amados, é JESUS quem intercede pelos santos, não eles que intercedem por nós! Nós, servos do Senhor, devemos ser santos. Isso é para todos, não para alguns privilegiados! Nós temos a necessidade e legalidade de nos relacionarmos, como disse Myles Munroe, diretamente com o criador! Só assim viveremos a plenitude e vida prometida por ele, e, sendo assim, tudo quanto desejar o nosso coração, somente a ELE devemos pedir e SÓ ELE pode conceder!!!!
Mas, e Maria?
Outra doutrina conflitante pregada pelo catolicismo refere-se ao papel especial e importância exageradamente maximizada que a Igreja de Roma dá a Maria, mãe de Jesus. Um dos textos bases usados para tentar provar o poder de intercessão de Maria é:

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia e a Mãe de Jesus estava presente. Jesus também tinha sido convidado para esse casamento com os seus discípulos. Faltou o vinho e a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Eles já não têm vinho!» Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? A minha hora ainda não chegou». (João 2.1-4 - Bíblia Sagrada [católica])

Em seguida a este texto, Jesus realiza o milagre. Para muitos, esta é uma prova de que Jesus atendeu a uma petição de Maria! Isso, meus amados, não tem apoio das Escrituras. Em primeiro lugar, devemos considerar o importante significado do termo "que existe entre nós" ou, na Bíblia de Jerusalém (também católica), "que tenho eu contigo". Este termo foi empregado por Jesus para refutar qualquer intenção de Maria em controlá-lo ou interferir em seu ministério! A própria Bíblia de Jerusalém, em suas notas de estudo, declara que este termo era usado na época para indicar uma interferência inoportuna e indesejada!

Outra prova da suficiência da graça somente através de Jesus Cristo se encontra no evangelho de Marcos:

Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Marcos 3.31-35 - Bíblia da CNBB [católica])

Vamos retornar, pela imaginação, a este momento do ministério de Jesus. Imagine em sua mente a multidão que estava ali ouvindo a pregação do Mestre. Imagine agora Maria. Depois de meses sem ver o filho, ela, como mãe, estaria angustiada e cheia de vontade de vê-lo. Maria, então, ao chegar onde Jesus estava, percebendo a impossibilidade de aproximar-se dele, pelo tamanho da multidão, ergue a voz e manda chamá-lo! Jesus percebe o que acontece e, ao invés de atender a petição de sua mãe e ir vê-la, Jesus a repreende em público e diz que sua família, ou seja, a quem ele realmente responde e atende são os que fazem a vontade de Deus!

Talvez esta, ao meu e ao seu olhar, caro leitor, possa ter sido uma atitude rude, grosseira de Jesus para com sua mãe. A questão é, na verdade, que para Jesus, como ser humano, não deve ter sido fácil fazer aquilo, porém, com seus olhos divinos ele viu a necessidade daquele ensino para a cristandade no futuro! Jesus, enquanto criança, obedecera a José e Maria como filho. Porém, quando se manifestou nele seu ministério, e revelou-se ao mundo como Filho de Deus, ele teve de ensinar que os olhos do mundo, dos pecadores e de todos os que necessitam de algum milagre, graça ou perdão, deveriam se voltar para Ele, e para ninguém mais!

Percebe, meu amado!? Jesus repete nessa passagem o mesmo ensino que pregou ao dizer a Maria "que existe entre nós" nas Bodas de Caná, em João capítulo 2. Neste caso, "a hora de Jesus" refere-se à sua hora de entregar-se como sacrifício na Cruz. Com isso Jesus está dizendo que Ele, não Maria, deveria decidir o que fazer e quando fazer.

Quer mais uma prova de que você não precisa ir a Maria, que é infinitamente inferior a Jesus, mas, antes, pode ir a Ele próprio? Então responda as seguintes perguntas:

  • Quem salvou a mim e a você na cruz do Calvário?
  • Quem pagou nossas dívidas, derramando seu sangue? Maria ou Jesus?
  • Quando estavam sobre a terra, quem, dos dois, amou mais aos pecadores?  
  • Veio algum pecador a Maria para ser salvo, perdoado, curado, liberto, etc.?
  • E a Jesus? Foi algum?
  • Alguma vez Jesus disse aos pecadores: "vão a Maria e serão salvos, curados, libertos, perdoados, etc."?
  • Ao invés disso, disse Jesus algum vez: "vinde a mim"?
  • Se ele disse, alguma vez ele retratou-se disso?
  • Quem é mais poderoso para salvar, curar, libertar e perdoar? Jesus ou Maria?
  • Desde que os dois deixaram esta terra, alguma vez Jesus perdeu seu amor por nós e vontade de nos salvar, libertar, curar e perdoar? Ou alguma vez ele delegou isso a Maria? 
Meu amado! Sabendo as respostas a todas as estas perguntas, pois são óbvias, por que você não deixa Maria e todos os santos de lado e se lança aos pés dEle! Só Ele é suficiente para mim e para você!

Pense nisso!